terça-feira, 29 de maio de 2012

Grupo Estácio de Ensino Superior, compra a Faculdade São Luís e marca sua entrada no mercado do Maranhão

Com a aquisição, Estácio consolida posição de maior instituição privada de ensino superior do Nordeste, com 65 mil alunos em sete estados da Região.

O grupo Estácio de ensino superior assinou hoje os contratos para a compra da Faculdade São Luís, sediada na capital do Maranhão, por R$ 28 milhões. A aquisição marca a chegada da Estácio ao estado. Atualmente a Estácio já é a instituição de ensino superior privado líder na Região Nordeste: são 61 mil alunos em seis estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Com a compra, a Estácio vai incorporar os atuais quatro mil alunos da Faculdade São Luís à sua base, que hoje é de 278,6 mil alunos (números referentes ao balanço do primeiro trimestre de 2012, que ainda não contemplam os cerca de 2.750 alunos da SEAMA, última aquisição feita). Fundada em 2001, a Faculdade São Luís tem no portfólio dez cursos de graduação e 18 de pós-graduação, ambos na modalidade presencial. Entre eles, Administração, Direito, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Ciências Contábeis, Turismo, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Bem avaliada, a Faculdade São Luís tem Conceito Institucional (CI), emitido pelo MEC, em 2011, igual a 3, numa avaliação que vai de 1 a 5.

Ainda há determinadas condições que precisam ser cumpridas para o fechamento definitivo do negócio, mas a aquisição da Faculdade São Luís confirma o alto interesse e investimentos consistentes da Estácio na Região Nordeste. Das cinco aquisições feitas pela Estácio desde 2011, duas foram na Região Nordeste (Fal e Fatern, no Rio Grande do Norte), duas no Norte (Faculdade Atual, em Roraima, e SEAMA, no Amapá) e uma no Rio de Janeiro (Academia do Concurso, de curso preparatório para concursos públicos).

“O Nordeste cresce a um ritmo acima do resto do país. Temos, portanto, muitas oportunidades a explorar, pois além de ser uma região com grande necessidade de mão-de-obra, valoriza um ensino de qualidade. A chegada ao Maranhão é motivo de grande orgulho para a Estácio. Vamos levar a São Luís o nosso modelo de ensino inovador, tecnológico, que está fazendo a diferença na Região”, afirma o presidente da Estácio, Rogério Melzi.

“São Luís pode esperar uma instituição reconhecida pela excelência acadêmica e foco na empregabilidade, que é um compromisso da Estácio com seus alunos. Esta é a história de sucesso que estamos construindo no Nordeste. No Ceará temos 22 mil alunos em 3 campi: dois na capital, Fortaleza, e em Juazeiro do Norte, onde criamos a primeira faculdade de medicina privada no Nordeste. Na Bahia, somos centro universitário. No Rio Grande do Norte, com as aquisições que fizemos, também temos uma operação muito forte. Sem falar nos sete polos de Ensino a Distância (EAD) na Região”, completa Melzi.

O mercado de ensino superior em São Luís experimenta um crescimento consistente. Em 2005, eram 24,2 mil alunos no ensino superior privado e 15,3 mil nas instituições públicas. Em 2010, os números evoluíram para 36,3 mil alunos no ensino privado e 19,6 mil nas públicas.

Estácio -Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio foi fundada há 42 anos. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de quatro mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 278,6 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados.

Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas. Dispõe, também, de cursos de Pós-graduação lato-sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.

A Estácio mantém parcerias acadêmicas com a Ecole Hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta personalizada de material didático aos alunos, sem custo adicional. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento integral dos direitos autorais. Em 2011, o material didático começou a ser disponibilizado para novos alunos em tablets.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será publicado cometário com ofensas ou com conotações racistas e preconceituosas.